TrattoTratto

Aplicação de FMX (Material Silicático)

Como Funciona

Biológica

Intemperismo por atividade dos microrganismos e das raízes, promovendo ativação.

Química

Hidratação e transformação de argilominerais, promovendo liberação de bases (MgO, CaO e K2O) e fixação de CO2

Física

Alteração na textura do horizonte produtivo, por incremento de vermiculita

Em até 45 dias da aplicação

Os argilominerais resultantes do processo “biointemperização” propiciam o fornecimento de nutrientes via extração radicular. Testes científicos confirmam que 70% das bases ( K2O ) são liberadas em até 45 dias, suprindo as demandas de cultivos anuais, e os 30% restantes no ciclo seguinte, evitando perdas de potássio e outros nutrientes, permitindo assim manejo do perfil do horizonte produtivo.

A correta caracterização química, física e mineral do solo a ser tratado deve ser efetuada por Eng.° Agrônomo, afim de obter recomendação de dose, modo de aplicação, número, época e intervalo entre as aplicações.

Promove transformação gradual e definitiva:

Incremento de CTC

______________

Retenção de água ( CRA )

______________

Textura do solo

______________

Perguntas e Respostas

1- O que e FMX TRATTO?

FMX TRATTO é um insumo agrícola natural em forma de pó desenvolvido para tratamento mineral de solos, que fornece material silicático  para estruturação do perfil produtivo, fornecendo principalmente K2O ,aumentando a capacidade de retenção de nutrientes (CTC) e água na região das raízes.

Muitos nutrientes são esgotados dos solos em todo o mundo devido a intemperização, lixiviação e depleção de décadas de produção agrícola contínua, e o FMX TRATTO foi desenvolvido para reposição destes nutrientes. Tecnicamente, o FMX TRATTO é um minério de sílica complexo altamente mineralizado, composto pelos principais minerais necessários para lavouras e pastagens.

O produto é extraído em jazida, processado de forma sustentável e regulamentado por todos os órgãos de fiscalização competentes e registrado no Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA.

2- De onde vem o FMX TRATTO?

O FMX TRATTO é extraído de jazida de minério de Micaxisto, localizada no centro sul do Estado de Goiás – Brasil. No complexo Grupo Araxá (mica xistos, quartzitos) formação rochosa entre 650 milhões e um bilhão de anos.

3- Posso financiar o FMX TRATTO da mesma forma dos outros insumos agrícolas?

Sim, o FMX TRATTO é insumo agrícola devidamente registrado no MAPA como remineralizador de solos, podendo ser financiado por qualquer banco ou agente financeiro.

4- Qual o efeito do FMX TRATTO nas plantações?

Insumo projetado para gestão do manejo dos atributos físicos, químicos e biológicos dos solos, através da recarga de minerais silicáticos que promovem disponibilidade de nutrientes, modificação gradual e permanente da textura e do favorecimento dos processos microbiológicos ao nível das raízes.

Por não tratar a solução do solo e sofrer perdas por lixiviação, as áreas aplicadas com FMX TRATTO, produzem de forma mais econômica e sustentável, pois as plantas extraem os nutrientes de forma gradual via as raízes, por apresentar residual do produto no horizonte produtivo do perfil, proporciona maior estabilidade nos fatores de produtividade das plantações.

5 – O FMX TRATTO funcionará em qualquer solo?

Sim.Seu mecanismo de ação (bio intemperismo) está diretamente relacionado a interface entre as fases físicas, químicas e biológicas presentes em qualquer tipo de solo.

6- Como o FMX TRATTO é aplicado ao solo?

O FMX TRATTO é um pó com granulometria abaixo de 0,3 milímetros( 80% das partículas ). Diante desta formulação deve ser aplicado por máquinas de distribuição que apliquem produtos similares como por exemplo o calcário, também podendo ser aplicados manualmente, misturados com compostagem e ou adicionados a outros tratamentos de solo similares.

7- Todos os minerais necessários para o crescimento de plantas já estão no solo?

As terras agricultáveis do mundo e também do Brasil, vem sendo cultivadas há muitas décadas, e cada ciclo produtivo remove se minerais do solo. Uma vez que a maioria dos programas de fertilizantes apenas fornece fontes solúveis de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), as culturas extraem sucessivamente as fontes minerais fornecidas e contidas no solo, sabendo se que grande percentual do fornecimento dos adubos é lixiviado e ou adsorvido, esgotando os seus oligoelementos.

Os cultivos podem completar o ciclo de produção com restrição de alguns minerais, mas não atingirão todo o seu potencial e ainda sujeita a maior incidência de doenças e pragas.

8 – Como o FMX TRATTO é diferente do fertilizante?

A maioria dos fertilizantes convencionais contém principalmente nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são chamados macronutrientes. As plantas requerem macronutrientes em grandes quantidades. NPK são apenas três dos nutrientes essenciais exigidos pelas plantas. Ao escolher um programa de fertilidade, os produtores frequentemente negligenciam a necessidade de outros minerais e se concentram principalmente em NPK. Para que as plantas completem seu ciclo de vida e produza todo o seu potencial, é necessária uma ampla gama de nutrientes. O FMX TRATTO é um remineralizador de solos, e uma fonte natural de minerais que promove gradualmente o equilíbrio deste solo, é benéfico ao meio ambiente, e vem certificado pelo instituto IBD para uso na produção orgânica.

9- Se eu uso FMX TRATTO, outros fertilizantes podem ser reduzidos?

O FMX TRATTO fornece alguns dos macro elementos  (Ca e Mg) e Potássio (K), e não fornece Nitrogênio (N) ou Fósforo (P), portanto, os agricultores não devem reduzir qualquer parte do seu programa de fertilidade no fornecimento de N ou P. O uso de FMX TRATTO mostrou aumento dos rendimentos e melhoria do desempenho do solo e da planta quando adicionado a um programa completo de fertilidade e calagem.

Consulte profissional devidamente habilitado para a correta recomendação de insumos agrícolas. Sempre busque caracterizar devidamente o solo dentro dos sistemas de exploração agrícola, via análises e estudos de campo. Recomendação deverá considerar complementariedade entre os tratamentos necessários.

10- O excesso do FMX TRATTO pode ser tóxico?

Estudos de super dosagem foram promovidos, inclusive com doses superiores a 100 toneladas por hectare, e não ocorreram efeitos fito tóxicos nas culturas implantadas na área teste ao longo dos anos devido ao exclusivo modo de ação (bio intemperismo), onde a interação das raízes com o solo e microrganismos irá ativar o FMX TRATTO que é derivado mineral 100% natural.

Não é quimicamente alterado, e sua composição mineral não tóxica em caso de super dosagem, não irá prejudicar plantas ou o meio ambiente.  

11- Qual é a capacidade de troca catiônica do FMX TRATTO?

A Capacidade de troca catiônica (CTC) refere-se à capacidade de troca entre um cátion (um íon carregado positivamente) em solução no solo e outro cátion na superfície de qualquer material com carga negativa como alguns minerais presentes na composição do FMX TRATTO. A CTC é uma medida da fertilidade do solo, da capacidade de retenção de nutrientes. O solo é formado por partículas de argila e matéria orgânica, que são os coloides. Os cátions estão retidos nos coloides. Argilas apresentam predominantemente cargas negativas, mas também podendo apresentar cargas positivas.

Geralmente, quanto maior a CTC do solo, melhor será sua fertilidade, pois adsorvê íons positivos, como cálcio, magnésio, potássio, nutrientes essenciais para as plantas.

Por isto, solos com maior CTC têm menor lixiviação de nutrientes e quando a planta absorve  água pelas raízes, com ela vem o nutriente nesta solução.

12- FMX é orgânico?

Insumo agrícola obtido através da exploração mineral, cuja industrialização não utiliza processamento químico de nenhuma espécie. Razão pela qual habilita a classificação pelo IBD, insumo aprovado para cultivos orgânicos.

13- FMX é considerado pó de rocha?

Produto agrícola obtido através do processo de rochagem, como outros insumos, calcário, gesso, por exemplo. Termo genérico de resíduo de mineração não se aplica.

14- FMX contem metais pesados?

FMX atende plenamente a instrução normativa (IN) 05/2006, que trata sobre contaminação de metais pesados em remineralizadores de solos, inclusive com resultados obtidos por laboratório com padrão internacional (ACME).

Testes para enquadramento na NBR 10004/2004 foram efetivados, classificado como Classe II A, não causa impactos ambientais.

15- Existe algum programa de parceria com a empresa Tratto que possibilita o financiamento do produto FMX?

Sim, o Banco do Brasil possibilita financiamento através do programa  BB agro. Para mais informações sobre esse programa entre na nossa página em Home ou procure uma agência do Banco do Brasil mais próxima. O nosso número de convenio BB Agro é 170632.

This post is also available in: English